Sobremesa tradicional russa deliciosa, mas de difícil execução. A grande dificuldade é conseguir o ponto perfeito do suspiro. E isso depende de forno.
Não gostei do visual final da sobremesa, pois como assei em formas redondas, sem respeitar a distância entre o suspiro e as laterais da assadeira, os discos grudaram nas laterais e ao serem retirados perderam a beleza. A consistência do suspiro ficou mais mole do que deveria, mas o sabor final ficou incrível, tanto que acabou em uma refeição e não era a única sobremesa servida.
Uma solução rápida e mais fácil é comprar um bom suspiro e montar as camadas com suspiro pronto, lembrando de montar quase na hora de servir, pois o chantilly amolece o suspiro. Mas se decidir fazer, quando desligar a batedeira, acrescente raspas de limão siciliano e só misture; isso realçará o sabor. Ainda não encontrei a forma perfeita de assar suspiros, mas o forno tem que ser muito baixo, um pouco aberto e por um longo tempo.
Se você quiser dar um paladar extra a essa sobremesa: bata o chantilly com alguns grãos de cardamomo. Abra as sementes e retire as pequenas bolinhas que estão dentro, use pouco para o sabor não ficar muito forte; dará um perfume especial ao chantilly. Em relação às frutas, tempere os morangos com baunilha natural em pó. Porém a baunilha em pó não é encontrada facilmente no Brasil, em seu lugar use a fava de baunilha retirando as sementes e misturando aos morangos.
Pavlova |
Pavlova |